18 de nov de 2010

SISTEMA MONETÁRIO. ESTA ATIVIDADE TEM O OBJETIVO DE SABER SE OS ALUNOS FAZEM TROCAS ENTRE CÉDULAS E MOEDAS

Por Angela Borges

Olá educadores, hoje foi a prova SARESP 2010 de matemática.
Tenho uma segunda série.
Os alunos estavam lindinhos, fazendo a prova, haviam muitas questões onde a habilidade era compreender para resolver, enfim eles tiveram que pensar bastante para chegar a um resultado satisfatório. Percebi que eles não dão muita atenção a pergunta final dos problemas, quando veêm os números, já querem logo fazer a conta. Essa postura das crianças só mudará quando reformularmos o modo como montamos as atividades, elas não precisam ser complicadas, as atividades devem ter no mínimo um direcionamento dos quais eles precisam pensar em muitas estratégias para resolver. Uma delas é dar caminhos mais díficieis para resolver uma conta simples. Por exemplo: Se dificultarmos um problema colocando, Ana tinha 36 reais, comprou um camiseta que custou 21, tomou um sorvete de 2 reais, qual foi o valor cinema? Eles terão que usar mais de um caminho, se eles perceberem e entenderem que o dinheiro gasto saiu dos 36 reais, pois eles fazem um caminho curto e acham que estão certos. Temos que ajudá-los a enxergar todas as partes dos problemas. Questionando, fazendo-os observar o que há nas entrelinhas, levando-os a realizar muitas estratégias para chegar a um pensamento ou resposta correta. Eles errarão, tentarão e farão, criança adora desafio e quando tem um problema eles querem resolver, isso se dá porque criança gosta de final feliz. Pois é pessoal é preciso termos mudança de hábito mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges