Por Angela Borges
Olá educadores, hoje foi a prova SARESP 2010 de matemática.
Tenho uma segunda série.
Os alunos estavam lindinhos, fazendo a prova, haviam muitas questões onde a habilidade era compreender para resolver, enfim eles tiveram que pensar bastante para chegar a um resultado satisfatório. Percebi que eles não dão muita atenção a pergunta final dos problemas, quando veêm os números, já querem logo fazer a conta. Essa postura das crianças só mudará quando reformularmos o modo como montamos as atividades, elas não precisam ser complicadas, as atividades devem ter no mínimo um direcionamento dos quais eles precisam pensar em muitas estratégias para resolver. Uma delas é dar caminhos mais díficieis para resolver uma conta simples. Por exemplo: Se dificultarmos um problema colocando, Ana tinha 36 reais, comprou um camiseta que custou 21, tomou um sorvete de 2 reais, qual foi o valor cinema? Eles terão que usar mais de um caminho, se eles perceberem e entenderem que o dinheiro gasto saiu dos 36 reais, pois eles fazem um caminho curto e acham que estão certos. Temos que ajudá-los a enxergar todas as partes dos problemas. Questionando, fazendo-os observar o que há nas entrelinhas, levando-os a realizar muitas estratégias para chegar a um pensamento ou resposta correta. Eles errarão, tentarão e farão, criança adora desafio e quando tem um problema eles querem resolver, isso se dá porque criança gosta de final feliz. Pois é pessoal é preciso termos mudança de hábito mesmo!
☺ No Ar desde 04/11/2010 ☺ Queridos amigos e amigas da Educação fundamental,este cantinho é destinado a profissão maravilhosa que exercemos. Sempre estará em construção, pois o conteúdo do professor nunca para! Sejam bem vindos! Para acessar todo o conteúdo do blog, clique em Conteúdo pedagógico e procure o assunto que lhe interessar. Abraços!!!
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