26 de fev. de 2012

CONTOS DE FADAS 2

3º ano ciclo1 - Prévia.
Olá pessoal, voltando ao blog: Saudade de vocês!!

Esta atividade foi trabalhada com alunos que já conseguem ler e escrever com autonomia escolhendo os contos de fadas que mais gostam.

No dia anterior expliquei para eles o que seria a resenha de um livro... Os textos que vem nas costas do livro, para que servem e porque são importantes. 
Dei vários exemplos, um deles dizendo que quando vou comprar algum livro as vezes eu não gosto da capa e acabo lendo a resenha "o resumo" da história e se eu gostar eu compro.
Então o desafio era que eles deveriam fazer uma resenha que chamasse a atenção de alguém para comprá-lo, dizendo uma parte da historia, mas nao contar o final o "clímax" da história. Deixar um suspense no ar.
Fiz isso com eles com o Livro da Chapeuzinho Amarelo, a reação foi:  Ahhhhhh..... conta professora.... muito bonitinho!! Engraçado entenderam o que é suspense.

O resultado da atividade com eles foi supreendente. Vejam a postagem, logo mais coloco os resultados dos grupos de crianças entre 7 e 8 anos.

 Habilidade: Esta atividade tem como objetivo levar o aluno a re-escrever, de próprio punho, histórias conhecidas,considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.










OBSERVAR se os alunos utilizam expressões ou palavras diferentes das que usa cotidianamente para compor o texto. Utiliza trechos da história usando expressões ou termos do texto escrito. Coloca os principais acontecimentos da narrativa na seqüência original.

Clique nas imagens para aumentá-las e salvá-las no tamanho original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges