PROFESSOR TEM QUE SER SANTO!!
A escola pública é comumente atacada, por comentários agressivos, indicando que o ambiente é desfavorável, os materiais não são bons, os recursos são fracos e o nível de aprendizagem é baixo.
Analisaremos juntos o que acontece com a escola Pública Estadual.
1) Vemos nas tv que o professor da sala tem auxiliar/ ajudante/ parceiro de atividade, seja qualquer o nome que é dado, a escola tem 1(um) aluno pesquisador ( ou seja estagiário de faculdade) ajudando alguma sala escolhida pelo diretor, o que não é todo dia....são apenas algumas horas e geralmente estes alunos, futuros professores têm uma disposição maravilhosa para ajudar... mas são de vez em quando e estes alunos pesquisadores não vão nas escolas mais afastadas, vão em escolas de fácil acesso. As demais são descartadas.
2) A tv mostra que as escolas tem salas de informática excelentes para acomodar 38 alunos. Em primeiro lugar as escolas têm computador sim, mas são dez por escolas no máximo 20, com 12 ou mais fora de funcionamento, sem um professor especialista que seja remunerado para atender aos alunos na sala de informática junto com o professor da sala. A questão aqui não é o domínio da informática, mas subsidiar e apoiar aos professores, pois em uma escola poderá haver mais de 12 salas com 38 alunos em cada uma, mais de 24 professores incluindo novos e os que trabalham a muito tempo, que tem 5 horas na escola para atender todas as dificuldades dos alunos. Como trabalhar de modo EFICIENTE com a turma na sala de informática, se o professor está sozinho neste periodo cuidado dos seus amores?
3) Essa é a pior parte...salas LOTADÍSSIMAS,com 38 alunos frequentes, cada um com seu problema de aprendizagem, falantes, cheios de vida para brincar, aprender, conversar e ainda conseguem encontrar um tempo para não lembrar dos problemas que tem e se interar com a turma, isso porque as PSICÓLOGAS QUE APARECEM atendem de 5 a 6 escolas cada uma contendo mais de 200 casos de distúrbio psicológico, será que é possivel atender aos alunos semanalmente com tanta escola para elas visitarem em um Mês??
Elas fazem o que podem, mas será que o governo remunera???
4) Famílias desestruturadas, nem menciono aqui a falta de material, roupas boas, mas falta de comida,má formação dos pais, incompreensão da parte dos responsáveis pela criança. A criança encontra apoio na professora ou professor, mas este COITADO nao pode e não consegue abraçar a todas as causas.. e os casos mais graves vão passando de mão em mão claro AS SALAS SUPER LOTADAS COMO É POSSIVEL DAR UM ATENDIMENTO TODO ESPECIAL E INDIVIDUAL COM 38 alunos frequentes???
5) Para ter um salário de 900,00 o PROFESSOR tem que ter 38 alunos, entrar sorrindo amando sua carreira e ainda ouvir que ele não faz o suficiente para os alunos, ou que a matéria não atendeu a todos, isso depois do professor preparar sua aula....passar lição na lousa QUE AINDA É COM GIZ, não ter vídeo, porque o da escola esta sempre ocupado POis SÓ TEM 1, depois de imprimir por semana mais de 300 folhas de atividades paralelas para ajudar aos seus alunos, não se sentar durante a aula ainda pegar na mão de alunos da 3ª, 4ª série e etc...
6) O professor precisa sempre estudar, CONCORDO CLARO... mas se ela paga aluguel, tem filhos, com 900,00, OU MENOS, POIS OS PREOFESSORES QUE NÃO FORAM BEM NA PROVINHA QUE TEM TODO ANO, ELE VIRA UMA ESPÉCIE DE PROFESSOR AJUDANTE, ISSO DEPOIS DE 5, 10,15,20, ETC DE CARREIRA, TUDO O QUE ELE FEZ NA SALA DE AULA EM PROL DA SUA DEDICAÇÃO E AMOR PELA PROFISSÃO É MEDIDO EM UMA PROVA, QUE NÃO EFETIVA, MAS QUE CLASSIFICA O PROFESSOR COMO DESATUALIZADO. Este professor consegue pagar faculdade???? Sem entrar em empréstimo, ou LIMITE bancário se tiver???
7) O Professor ainda é agredido, mesmo quando se compadece com alunos que não tem lápis todos os dias....
8) O professor tem que se contentar em ter um prêmio uma vez ao ano, isso se ele adoecer e NAO PEGAR LICENÇA, isso se ele quebrar o Pé, pegar conjutivite e também não pegar licença, pois com tantas faltas, o BÔNUS DO querido professor nem aparece no sistema. MAS HÁ CASOS em QUE O PROFESSOR TAMBÉM NÃO FALTA POR NADA, NÃO PERDE UM HTPC...SE INTERAGE, PARTICIPA DE REUNIÕES, DA APOIO AOS ALUNOS FORA DO HORÁRIO E TAMBÉM NÃO RECEBE O SEU BÔNUS ANUAL.
9) Então o Professor não é nada, o seu título não lhe confere bônus todo mês, ele precisa aguentar a tudo calado para ter um prêmio pequeninho...e ver outros com o premio bem grandãoooooooo na mesma escola, porque talvez o diploma do outro professor SEJA MELHOR DO QUE O DELE, vai ver o MEC COLOCOU UMAS ESTRELINHAS NUM PAPEL BRILHANTE e ai SIM nosso Secretário de Educação começa escolher os diplomas mais bonitos e faz uma espécie de UNE DUNE TÊ, O ESCOLHIDO FOI VOCÊ E ESTE OUTRO ELE DESCARTA.... ou fica com dó e resolve pagar 5.000,00 PARA UNS E 35,00 REAIS PARA OUTROS... mas que coisa o que será que tem a mais nos outros diplomas heim???
10) IDESP....AH o Professor deve fazer os alunos virarem robos de saresp, treinadores de saresp, porque tudo cai no saresp... mas o aluno agora só estuda para o SARESP, porque para a vida deixou de ser importante e o professor PERDEU O SEU TÍTULO DE PARTILHADOR DO SABER, PARA SER TREINADOR DO SARESP DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.
11) CABE MAIS UM ITEM
Sem esquecer, que o professor não tem voz, quando ele quer falar é recebido aos gritos....ou recebido sem direito a falar.
ONDE ESTÁ A REPUTAÇÃO QUE PROFESSOR E MÉDICO ERAM RESPEITADOS, VALORIZADOS E ACIMA DE TUDO O ORGULHO DA CIDADE?
AH!!! Morreu, É CLARO!
☺ No Ar desde 04/11/2010 ☺ Queridos amigos e amigas da Educação fundamental,este cantinho é destinado a profissão maravilhosa que exercemos. Sempre estará em construção, pois o conteúdo do professor nunca para! Sejam bem vindos! Para acessar todo o conteúdo do blog, clique em Conteúdo pedagógico e procure o assunto que lhe interessar. Abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges