31 de jan. de 2011

TRABALHANDO OS CONTOS CLÁSSICOS DA LITERATURA COM ALUNOS DE 2ª SERIE

 Por Angela Borges

HABILIDADE: Esta atividade tem como objetivos saber se as crianças produzem um texto a partir da leitura de outro e de um exemplo.


Os nomes dos alunos foram retirados, para evitar a exposição dos mesmos.

Educadores:

Na prova SARESP 2009, esta atividade caiu usando uma ficha técnica. O primeiro texto falava sobre a Onça Pintada e muitas curiosidades, a seguir tinha um exemplo que era o que o Pedrinho escreveu sobre a onça colocando as partes mais importantes. A atividade dos alunos foi o enorme texto da Baleia Jubarte e também do instituo Jubarte no final, lembram? Neste ano no Manual do aplicador SARESP 2010 também veio a mesma habilidade, recbemos as orientações de aplicação da prova, assistimos o video enviado pela SEE. As professoras da segunda série se reuniram preocupadas com esta atividade, pois as outras atividades, já vinhamos aplicando durante o ano, Re-escrita, Segmentação, Parlenda e Cantiga seguindo a estrutura em versos e etc. Não somos treinadores de SARESP, mas o que o LER e ESCREVER espera é que usemos o volume 1 e 2 nos moldes que eles exigem. Pois bem, montamos várias atividades de ficha técnica, para fazer os textos, preencher a ficha, curiosidades sobre os animais em extinção ou não. Leituras e pesquisas. Estávamos bem preparados e eles também, sem contar que adoram estes tipos de textos porque traz informações reais e divertidas.

Nós também tínhamos trabalhado muito a Reescrita de trecho de todos os contos, pois lá temos uma caixa montada por nós com todos os contos de Fadas da Kid's, de cada conto tem no mínimo 30 exemplares para cada criança.

Na prova SARESP 2010, caiu diferente a atividade de escrever um texto a partir de exemplo certo? Havia o conto da Cinderela, o modelo de uma criança que escreveu a resenha do livro.

A atividade dos alunos que estavam fazendo a Prova, era realizar uma resenha do Conto da Branca de Neve, o conto estava na prova, entao eles leram e escreveram. Pensei que eles teriam dificuldade, mas entenderam que era para fazer uma ficha fazendo a propaganda do livro.

Hoje eu levei para a sala uma atividade parecida. Primeiramente eu disse aos meus alunos que eles iam fazer " Resenha" de história, falei assim mesmo. Imaginem como perguntaram: " O que é isso? Resenha? Nao sei o que é isso professora"

Peguei um livro sobre Romeu e Julieta para crianças e mostrei a eles que no final do livro o autor falava sobre como era a história sem copiar nenhuma parte, e também ele não conta o final que é para os outros terem curiosidade, li para eles a forma como o autor escreveu. Também disse que quando vou comprar um livro as vezes eu olho a capa e não gosto do desenho, então eu olho o resumo no final do livro e se eu gostar eu compro o livro, pois aquilo me encantou, e me deixou curiosa. Peguei um outro livro " Os sete Mares" , não gostei do desenho e mostrei pra eles, mas disse que ia ler em voz alta o que o autor livro escreveu sobre a história se ele me encantasse eu compraria aquele livro, vi que eles entenderam direitinho.

Pedi a eles que pegassem " Os três porquinhos" no primeiro momento e fizessem a leitura no mínimo 2 vezes a historinha, quando leram dei pra eles a folhinha da resenha colada no papel almaço e pedi que eles escrevessem sobre o livro para outras crianças que assim como eu teriam vontade de ler o livro. Após, fiz o mesmo com a Rapunzel. O exercício ficou assim:

Veja como alguns alunos escrevera sobre as resenhas CLICANDO nas imagens escaneadas.  Foi muito legal, estou contentíssima,e por isso estou repartindo com vocês!!

PARA FECHAR ESTA ATIVIDADE INCRIVEL ACHEI ESTE VIDEO NO YOUTUBE, QUE É UM CLÁSSICO DE SALA DE AULA, ALUNOS LENDO PARA SEUS COLEGAS...ADOREI E POR ISSO COMPARTILHO COM VOCES. ABRAÇOS ROSAS. PROF ANGELA BORGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges